
" A sua maior qualidade se transforma em seu maior defeito. "
Então vamos tabelar os dois aspectos:
Características Positivas
· Empáticos
· Carismáticos
· Voluntariosos
· Envolventes
Características Negativas
· Inconseqüentes
· Ingênuos
· Teimosos
· Intempestivos
O orgulho é a compensação de um sentimento exagerado de insegurança. Quando a pessoa se sente muito insegura e tem muito medo de não ser aceita ou de ser humilhada caso alguém perceba os defeitos que ela (pensa) que tem, geralmente compensa com o orgulho. Este nada mais é do que é uma necessidade imensa de mostrar aos outros que tem qualidades, que é melhor que alguém ou melhor que a maioria. Quando o amor-próprio e a auto-estima são reais, o orgulho desaparece, porque não há necessidade de se sobrepor a ninguém para auto-afirmação.
Geralmente, a pessoa orgulhosa não se deixa envolver em relacionamentos reais (medo de se machucar ou de parecer ridicula) e sofre muito por nao conseguir viver amizades e amores verdadeiros, além de ser considerada pela maioria como uma pessoa exibida ou presunçosa. O orgulhoso e solitário e as vezes também se sente paralizado diante dos desafios da vida, por medo de falhar e ter seu orgulho "ferido".
Há dois "sentimentos" comumente confundidos com o orgulho: a dignidade e a megalomania.
A dignidade é considerada um sentimento saudável do orgulho. Ou seja, quando a pessoa tem capacidade de identificar suas qualidades e potencialidades, isso faz com que ela não se deixe humilhar e não se torne uma pessoa submissa. Os submissos não tem dignidade (mas podem ter orgulho).
A megalomania é um transtorno mental grave, que pode ser descrito de forma muito simplificada como um orgulho exacerbado. A pessoa acha que é o centro do universo.
Pesquisas daki acolá
Imagem do Google